Com a vantagem do empate, Grêmio busca hoje o tricampeonato da Libertadores

01:36 Geral, Notícias 29/11/2017 - 07h31 Brasília Embed

Jorge Wamburg

O Grêmio entra em campo nesta quarta-feira (29), na Argentina, para tentar seu terceiro título de campeão da Libertadores, com a vantagem de jogar pelo empate contra o Lanus, depois de vencer a primeira partida, em Porto Alegre, por 1 a 0.

 

Além do empate, vitória por qualquer placar garante o tricampeonato ao time gaúcho, que venceu a competição também em 1983, ano em que também foi campeão mundial, e 1995. Para o Lanus, só a vitória por dois gols de vantagem assegura o título no tempo normal de jogo. Caso vença por diferença de um gol, haverá prorrogação e decisão nos pênaltis, se o placar persistir.


A partida está marcada para as 21h45, pelo horário de Brasília.  Será disputada no estádio La Fortaleza, em Lanus, cidade de 212 mil habitantes na Grande Buenos Aires, a 12 km da capital argentina por estrada de rodagem.

 

A decisão do título continental, nesta quarta-feira, coincide com um ano do acidente aéreo que matou 71 pessoas em 2016, entre as quais quase todo o time da Chapecoense, de Santa Catarina, quando seguia num voo fretado da empresa Lamia para Medellin, na Colômbia, onde disputaria a final da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional.

 

Seis pessoas sobreviveram: dois comissários de bordo, três jogadores e um locutor esportivo de Chapecó. Várias homenagens estão sendo prestadas às vítimas da tragédia em todas as partidas de futebol, com um minuto de silêncio antes que a bola comece a rolar.