Combate ao Aedes é prioridade neste inverno amazônico

Saúde Pública

Publicado em 16/11/2017 - 07:53 Por Bianca Paiva - Manaus

O inverno amazônico, como é conhecido o período  de chuvas na região, está próximo e com isso aumenta a preocupação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika.


Apesar do estado ter registrado uma redução significativa de casos dessas doenças nos últimos dois anos, os cuidados devem continuar. É o que ressalta o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Cristiano Fernandes.


Dados epidemiológicos da FVS mostram que entre janeiro e outubro deste ano, por exemplo, foram notificados 620 casos de zika, contra 5.945 no mesmo período de 2016, uma queda de 89,28%.


A dengue reduziu quase pela metade, 47%, passando de pouco mais de 14 mil casos no ano passado para cerca de 7.400, em 2017. Já em relação a chikungunya foram notificados 948 casos, em 2016, e apenas 541 este ano, o que representa uma diminuição 42%.


De acordo com a fundação, em 80% dos casos a transmissão dessas doenças pelo Aedes aegypti ocorre nos meses de novembro e maio, o período de inverno amazônico.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo