Dia Mundial de Combate ao Diabetes: doença afeta mais de 14 milhões de brasileiros

02:14 Geral, Notícias 14/11/2017 - 07h05 Brasília Embed

Dayana Vítor

Sabe aquela fome exagerada, a sede que não passa, o cansaço sem motivo ou ainda a vontade frequente de ir ao banheiro? Tudo isso pode parecer normal, mas são alguns dos sintomas do diabetes, quando a glicose já está muito alta. Mas a doença é silenciosa, na maioria, das vezes.

 

Em 14 de novembro, o diabetes é lembrado em todo o planeta, pelo dia mundial de combate a doença. No Brasil, mais de 14 milhões de pessoas têm o diagnóstico. Neste ano, o tema é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.

 

Os diabéticos não produzem insulina, um hormônio que controla a quantidade de açúcar no sangue, provocando uma quantidade exagerada de glicose no corpo. Se esse quadro permanecer por longos períodos, podem ocorrer danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

 

A dona de casa, Maria de Lourdes Gomes, de 61 anos, é diabética há mais de 30 anos e sabe muito bem disso. Ela diz se cuidar, porque sempre vê nas consultas médicas as sequelas em outros pacientes.


O endocrinologista e membro da Sociedade de Diabetes, Márcio Krakauer, esclarece que as complicações aparecem se a doença demorar para ser tratada.

 

Para ter certeza de que se tem a doença é necessário fazer um exame de sangue. Se ocorrer qualquer alteração são realizados outros testes. Quando confirmado o problema, o tratamento é feito com o controle do nível de glicose, atividade física, controle alimentar e muitas vezes com insulina.