Nacional na Copa: Destino coloca Itália e Suécia na disputa por uma vaga no Mundial

02:32 Geral, Programetes 03/11/2017 - 09h50 Brasília Embed

Apresentação Eurico Tavares

Brasil, Alemanha, Itália e Argentina são os quatro único países que participaram da disputa do troféu Fifa desde 74, quando ela foi disputada pela primeira vez. Agora, só falta a Itália garantir sua vaga para 2018.

 

Os italianos ficaram de fora de duas Copas do Mundo. A primeira vez, em 1930, quando a Itália não quis atravessar o Atlântico para jogar no Uruguai. Ganhou a Copa de 34 em casa e se igualou com o Uruguai. São os únicos países a ganhar uma Copa no ano de suas estrelas.

 

Repetiu quatro anos depois, na França, sendo o primeiro bicampeão legítimo, ou seja, ganhou dois títulos consecutivos. Esta condição só foi igualada pelo Brasil ao vencer as Copas de 58 e 62. A segunda vez que a Itália ficou de fora foi em 58, na Suécia. De lá pra cá, são quase 60 anos, e os italianos ganharam mais duas vezes, em 82 e 2006.

 

Agora, Itália e Suécia vão decidir quem fica com a vaga. O primeiro jogo será no dia 10, sexta-feira da próxima semana, em Solna, e o jogo de volta, dia 13, em Milão. A rodada decisiva começa na quinta-feira (9). A repescagem europeia tem dois jogos: Croácia e Grécia jogam em Zagreb, na Croácia, enquanto Irlanda do Norte e Suíça jogam em Belfast, na Irlanda do Norte.

 

Itália e Suécia têm muito a ver com o Brasil em Copa do Mundo. Ambos somam 29 participações. Nos jogos decisivos, a Itália perdeu todas para o Brasil: a posse definitiva da Jules Rimet em 70, o terceiro lugar em 78 na Argentina, o título de 94, perdendo nos pênaltis para o Brasil nos Estados Unidos. A Itália tem a seu favor 3 a 2, em 82, na Espanha. Eliminou o Brasil e quedou campeã.

 

A Suécia também perdeu todas as disputas decisivas contra o Brasil: decidiu o terceiro lugar em 38 e perdeu, disputou o quadrangular final em 50 e perdeu. E, por fim, seu melhor resultado também foi de uma derrota: vice-campeã em 58, perdendo a final para o Brasil por 5 a 2. O Brasil conquistava, assim, seu primeiro título mundial.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique