População de Rondônia é alertada sobre o aumento de animais peçonhentos

01:16 Geral, Notícias 06/11/2017 - 15h38 Brasília Embed

Maíra Heinen

O Corpo de Bombeiros de Rondônia está alertando a população para o aumento da proliferação de animais peçonhentos com o início do período chuvoso.

 

Escorpiões, serpentes e aranhas podem surgir em lugares inesperados nas áreas urbanas e também às margens de rios e igarapés.

 

Limpar quintais e terrenos baldios, deixando-os livres de entulhos, é uma das principais dicas. Mas, para fazer a limpeza, é importante usar um equipamento de proteção individual com botas, luvas e máscaras, além do cuidado redobrado ao retirar os entulhos.

 

Para quem vive próximo a cursos d'água, é importante ter cuidado com as serpentes. Crianças nunca devem brincar sozinhas nesses locais.

 

Os bombeiros também alertam que todas as vítimas dos animais peçonhentos devem observar minimamente as características deles para facilitar o procedimento no hospital.

 

Outra orientação é que até a chegada do socorro, a pessoa deve manter a calma, lavar o local com água e sabão e, se foi picada nos braços ou pernas, deve ficar deitada com os braços ou pernas acima da linha do tórax.

 

As vítimas devem ser encaminhadas ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia e os animais, encaminhados ao Ibama.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.