Rondônia terá semana de exames preventivos para cânceres de mama e útero

01:32 Geral, Notícias 30/11/2017 - 15h36 Brasília Embed

Maíra Heinen

Entre os dias 18 e 22 de dezembro exames preventivos de mamografia e papanicolau serão oferecidos à população de Rondônia, numa parceria entre a Defensoria Pública da União no estado e o Hospital de Câncer de Barretos.


Uma unidade móvel vai realizar atendimentos das 8h às 13h, na sede da Defensoria Pública, em Porto Velho. O principal foco da ação é a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.


A previsão é que sejam realizadas cerca de 150 mamografias e 100 exames de papanicolau. Caso haja alteração ou seja constatada a necessidade de novos exames haverá convocação para comparecimento ao Hospital.


As mulheres interessadas devem procurar o setor de atendimento da Defensoria Pública da União, em Porto Velho, para agendamento prévio mediante apresentação dos seguintes documentos: RG (carteira de identidade), CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.


Para fazer a mamografia, a mulher deve ter entre 40 anos e 69 anos; não pode estar grávida ou amamentando, e não pode já ter sido diagnosticada com câncer de mama ou estar em tratamento.


No caso do Papanicolau, a idade é entre 25 anos e 64 anos. A mulher não pode estar grávida e ter utilizado pomada ginecológica ou duchas dois dias antes do exame. A paciente também deve aguardar cinco dias após o término da menstruação e não ter relação sexual dois dias antes do exame.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique