Secretaria de Saúde investiga caso suspeito de febre amarela no Distrito Federal

01:54 Geral, Notícias 26/11/2017 - 12h20 Brasília Embed

Kariane Costa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiga um caso suspeito de febre amarela. O paciente é um psicólogo de 43 anos, morador  do Sudoeste. A suspeita é que ele possa ter contraído a doença  na área rural do Jardim Botânico.

 

Segundo a pasta, os exames clínicos realizados até agora não conseguiram concluir se ele tem a doença. No último boletim médico, a secretaria  informou que o estado dele é gravíssimo, com provável morte cerebral.

 

Mas, nas redes sociais, amigos e familiares já postam mensagens de condolências pelo falecimento do psicólogo.Se confirmada a morte por febre amarela, este será o primeiro caso da doença contraída na capital federal. Em 2017,  houve duas mortes confirmadas de febre amarela em residentes do DF.


 

O primeiro caso ocorreu em janeiro, com um morador de São Sebastião que se deslocou para Januária, em Minas Gerais, local de provável infecção. O segundo foi um morador de Itapoã, que morreu em fevereiro. Em nenhum dos dois casos a doença foi contraída no DF. Em setembro, o Ministério da Saúde declarou o fim do surto da febre amarela no Brasil .

 

O anúncio feito pelo ministro Ricardo Barros apontava que  o país não registrava casos da doença desde junho, quando foi confirmado o último caso de febre amarela no Espírito Santo .

 

Desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado, até 1º de agosto deste ano, foram confirmados 777 casos e 261 mortes por febre amarela. Minas Gerais e Espírito Santo lideram esse ranking negativo.

 

* Matéria atualizada às 17h08 para acréscimo de informações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique