Procissão de Iemanjá marca o fim de ano no Rio de Janeiro

Oferenda

Publicado em 29/12/2017 - 15:58 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

Apesar da falta de apoio da prefeitura, a procissão de Iemanjá, que em 2017 chegou à sua 15a edição, aconteceu novamente neste dia 29 de dezembro.

 

A concentração começou às 11 horas da manhã no Mercadão de Madureira, na zona norte da cidade, onde de longe já se viam as tradicionais flores e barquinhos oferecidos a Iemanjá. O destino final dessas oferendas é o mar de Copacabana, na zona sul, onde elas chegam no final da tarde.

 

Uma das organizadoras da procissão, Beatriz Nascimento afirma que o apoio do Mercadão de Madureira foi fundamental para que o evento pudesse ocorrer:

 

Participante todos os anos da procissão, a aposentada Juraci Pereira ressalta a importância do evento:

 

As cerimônias em homenagem a Iemanjá, declaradas patrimônio cultural carioca e inseridas no calendário oficial de eventos da cidade, receberam no ano passado R$ 30 mil da prefeitura, utilizados para aluguel dos ônibus que buscam as pessoas nos terreiros, instalação de tendas e geradores, além de flores e frutas distribuídas ao público.

 

Este ano, essas despesas foram assumidas pelo Mercadão de Madureira depois que a prefeitura cortou a verba, afirmando que, em função da crise financeira, a prioridade seria direcionar recursos para saúde e educação.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo