Tropas federais vão ficar no Rio até o fim de 2018

Segurança Pública

Publicado em 29/12/2017 - 08:53 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

As tropas federais que atuam no Rio de Janeiro devem permanecer no estado até o final de 2018.


O anúncio de extensão da Garantia da Lei e da Ordem, a GLO, instrumento que garante a presença das forças federais no Rio, foi feito nessa quinta-feira (28) pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, em Brasília, após um pedido do governador Luiz Fernando Pezão.


O ministro afirmou que além da extensão do prazo de atuação vai propor ao governo do estado a elaboração de novos protocolos para deixar claro o papel das tropas no Rio de Janeiro.


Jungmann disse que ainda não tem detalhes de como esses papéis vão ser definidos, mas destacou que essa elaboração deve ficar pronta até o início de 2018 e vai aprimorar a atuação.


A extensão da GLO também deve ser formalizada nos próximos dias. Jungman afirmou que não sabe quanto vai ser gasto com a presença das tropas no Rio no ano que vem e disse que, neste ano, de R$ 47 milhões disponibilizados foram gastos R$ 42 milhões.


As tropas federais começaram a atuar no Rio há aproximadamente seis meses. Cerca de 40 mil militares participaram de operações conjuntas com as forças policiais do estado do Rio, com atuação voltada para o cerco e ocupação de pontos estratégicos.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo