Viva Maria: Manifesto assinado por 170 mulheres defende o direito de decidir sobre o aborto

06:33 Geral, Programetes 12/12/2017 - 09h34 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

No apagar das luzes do ano legislativo, a Câmara dos Deputados e o Senado resolveram colocar na pauta das discussões as mudanças nas regras dos planos de saúde, o porte de arma de fogo em área rural e o aborto que , por sinal está inserido numa Proposta de Emenda à Constituição, (PEC), que prevê novas regras para licença-maternidade em caso de bebês prematuros!

 

Até aí, nada a  ser polemizado em relação à PEC 181/15 .

 

Só que ao tramitar na Comissão Especial  que discute a matéria,  a PEC  passou a prever o direito à vida desde a concepção!

 

Na prática, isso pode proibir o aborto nos casos já permitidos atualmente: quando a mulher é vítima de estupro; quando a gravidez representa risco de vida da mãe e quando o feto tiver anencefalia.

 

E diante da ameaça aos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres do Brasil, um manifesto pelo direito de decidir assinado por mais de 170 Marias!

 

E quem tem os detalhes sobre essa ação mobilizadora é Jacqueline Pitanguy, ela que foi que foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e, hoje, é coordenadora executiva da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia).  Diga lá, Jacqueline!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique