David Anthony é o novo secretário de Administração Penitenciária do Rio; posse deve ocorrer hoje

01:50 Geral, Notícias 25/01/2018 - 09h40 Rio de Janeiro Embed

Ícaro Matos

O delegado David Anthony é o novo titular da Secretaria estadual de Administração Penitenciária, a Seap. Ele está na Polícia Civil do Rio de Janeiro há mais de 30 anos e também já foi corregedor do Detran. Ele toma posse nesta quinta-feira (25).

 

A troca do comando da Seap foi definida nessa quarta-feira (24), após o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, negar o pedido de efeito suspensivo feito pela PGE, a Procuradoria-Geral do Estado, para evitar o afastamento do agora ex-secretário, coronel Erir Ribeiro, e de outros cinco gestores do sistema prisional do Estado.

 

O magistrado refutou a tese apresentada pela PGE de que o afastamento dos gestores seria uma interferência indevida do Judiciário no Poder Executivo e que isso traria risco para a segurança da massa carcerária e da população do estado.

 

Costa ressaltou, ainda, que a decisão do juiz da primeira instância, tomada na última quinta-feira (18), foi dada com rigor e acerto e deve ser mantida neste momento do processo para garantir a produção das provas.

 

Além do ex-secretário, foram afastados o subsecretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, e os diretores e subdiretores do presídio Bangu 8 e da Cadeia Pública de Benfica. Mas o governo do Rio ainda não anunciou quem irá ocupar os cargos.

 

Eles são acusados de improbidade administrativa pelo Ministério Público estadual, por favorecer, dar tratamento diferenciado e conceder regalias ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral, durante o período em que ele esteve no sistema prisional do Estado.

 

O caso também motivou a transferência de Cabral para um presídio no Paraná, o que ocorreu na semana passada por duas decisões: uma da Justiça Federal do Rio e outra da Justiça Federal do Paraná.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique