Hemorio vacinará contra febre amarela doadores nesta semana pré-carnaval

01:55 Geral, Notícias 22/01/2018 - 08h58 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Até o próximo sábado (27), o Hemorio vai fornecer a vacina contra a febre amarela. Serão disponibilizadas 400 doses por dia para os voluntários que doarem sangue e mesmo para aqueles que forem considerados inaptos, após passarem por uma triagem.


A ideia é ampliar o estoque de sangue e também aumentar a cobertura vacinal da febre amarela, já que em janeiro e nas proximidades do carnaval a doação de sangue costuma ter queda de 40%, de acordo com o Hemorio.


As pessoas vacinadas contra a febre amarela precisam esperar um mês para doarem sangue, por isso a preocupação com a queda do estoque aumenta uma vez que muitas pessoas, inclusive potenciais doadores, têm sido imunizadas e, portanto, não poderão doar sangue no próximo período.


A Secretaria Estadual de Saúde orienta que as pessoas doem sangue antes da vacinação e ajudem a manter o estoque durante o carnaval. O Hemorio abastece as emergências dos grandes hospitais do Rio, maternidades e outras unidades de saúde.


Lembrando que para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.


Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.


O Hemorio funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, número 8, no centro do Rio.