Petrópolis manterá dose única da vacina contra febre amarela; imunização chega a 60%

01:31 Geral, Notícias 17/01/2018 - 15h41 Rio de Janeiro Embed

Cynthia Cruz

A prefeitura de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, manterá o fornecimento da dose única da vacina contra a febre amarela, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como proteção contra a doença para a vida toda. Diferentemente das 15 cidades do estado que terão de fracionar as doses, com proteção por até oito anos, o município não foi convocado para este esquema.

 

A prefeitura receberá 50 mil doses na próxima semana, para que a população que for viajar para alguma área de risco se proteja com antecedência. Ao todo, 15 postos de saúde da cidade estão preparados para aplicar a vacina.

 

A prefeitura trabalhou em 2017, em um cinturão de imunização, que teve início em março. A prioridade foi a vacinação em áreas rurais e de matas, além da imunização volante nos bairros - Araras, Fazenda Inglesa e Duarte da Silveira, próximos à Reserva Biológica do Tinguá. Petrópolis imunizou cerca de 60% da população.

 

A vacina leva 10 dias para fazer efeito, por isso é necessário o uso de repelentes nesse período. Crianças e adolescentes devem levar a caderneta de vacinação, e os adultos um documento original de identidade

 

Autoridades de saúde reforçam que quem já foi vacinado anteriormente não precisa mais receber a dose e que a imunização vale para toda vida.