Resultado do teste do pezinho será oferecido via internet no Rio de Janeiro

02:29 Geral, Especiais 11/01/2018 - 17h07 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

O teste do pezinho, recomendado para ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, tem entrega de resultado disponível online no estado do Rio de Janeiro.

 

O lançamento do serviço foi feito nesta quinta-feira pelo secretário estadual de Saúde Luiz Antônio Teixeira na sede da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, a entidade filantrópica que faz o exame  de triagem neonatal.

 

De acordo com Teixeira, o sistema é pioneiro no Brasil e vai usar a mesma plataforma que a Secretaria de Saúde já entrega os resultados dos exames do RioImagem, o site conexão saúde.

 

Segundo a secretaria de saúde, ao levar o bebê no posto de saúde para colher o material, a mãe recebe um canhoto com o número do exame e a data de nascimento que servem de login e senha para acessar o resultado online. 

 


A APAE tem capacidade para fazer 40 mil exames por semana.Teixeira também explicou que, com a informatização do sistema, foi reorganizado o fluxo de identificação e busca dos bebês que precisarão de acompanhamento específico de saúde.

 

Em todos os resultados positivos, o Estado vai acionar a secretaria municipal para realizar uma busca ativa. A secretaria municipal tem um prazo de 30 dias para acionar a mãe e a criança para voltar para refazer o exame e para ser atendido.

 

Nos casos em que a mãe não aparecer, o conselho tutelar vai ser acionado por se tratar de uma questão de saúde pública. 

 


O teste do pezinho faz a pesquisa e diagnóstico de pelo menos seis doenças como anemia falciforme e fibrose cística. O exame é obrigatório e gratuito em todo o Brasil desde 1992. E também integra o Programa Nacional de Triagem Neonatal, pelo qual o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza acesso universal e integral aos testes do pezinho, da orelhinha, do olhinho, da linguinha e do coraçãozinho.