Rio de Janeiro registra mais duas mortes por febre amarela

Saúde Pública

Publicado em 16/01/2018 - 08:56 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Mais dois casos de febre amarela foram confirmados no Rio de Janeiro, nessa segunda-feira (15). A Secretaria de Estado de Saúde informou que dois moradores de Valença, no sul fluminense, morreram após contraírem a doença.


O resultado foi confirmado nessa segunda-feira (15) após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz.


Assim, já somam quatro casos confirmados em 2018 até o momento: três em Valença, com duas mortes, e um óbito em Teresópolis, na região serrana.


A secretaria informou que desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina. A campanha de vacinação permanece.


Os casos registrados até agora são do tipo silvestre, transmitido por espécies de mosquitos presentes em áreas de mata. Não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942.


O subsecretário estadual de Vigilância à Saúde, Alexandre Chieppe, reconheceu a possibilidade de aumento da circulação do vírus e reforçou a necessidade da população se vacinar.


O risco maior, segundo ele, é justamente para quem vive próximo de regiões de florestas.


No ano passado, o estado registrou 27 casos confirmados de febre amarela, com nove mortes.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo