Universitários de RO vão para o interior trabalhar no Projeto Rondon

02:38 Geral, Notícias 19/01/2018 - 09h03 Brasília Embed

Renata Martins

Neste sábado (20), cerca 160 estudantes e professores de oito universidades de Rondônia saem da capital Porto Velho rumo a municípios do estado com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).


Até 4 de fevereiro o grupo participa da primeira operação regional do Projeto Rondon.


As oficinas serão oferecidas para a comunidade e gestores em áreas como saúde bucal e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.


Outras oficinas são direcionadas para produção e gestão, como destaca o professor Edson Modesto, coordenador pela Universidade Federal de Rondônia.


“Nós temos, por exemplo, em Alto Alegre dos Parecis, um dos lugares que tem as melhores cachoeiras para fazer esporte radical e vários locais que poderiam ser explorados esse trabalho de turismo e a cidade não tem nenhum tipo de programa. Então, o interessante é treina-los e fazer um programa piloto acerca disso. E também a agricultura familiar. A terra é muito produtiva, produz muito. Então, a nossa ideia é fazer um trabalho para manufaturar os produtos e como eles podem ser organizados para ser vendidos em algumas unidades de abastecimento.”


O professor destaca que as cidades pequenas do interior de Rondônia têm problemas sociais de cidades grandes, como violência contra mulher, sexualidade precoce e uso de drogas. O projeto também deverá tratar dessas questões.


A estudante de Direito Débora Honorato vai ministrar palestras sobre direitos humanos à mulheres, crianças e adolescentes.


“Não custa nada ensinar o que a gente aprende. Nosso conhecimento pode ser levado de uma forma tão simples, prática e gratuita, que é o caso do projeto. Vai agregar tanto para eles quanto para mim. A minha expectativa é que todos nós possamos aprender, evoluir, crescer juntos e que a gente possa, na prática, mudar alguma realidade. A gente não quer só chegar e falar e ficar por ali. A gente quer plantar sementes no coração deles para que sejam cidadãos de fato, passem a buscar seus direitos também e que, no caso, a comunidade local possa interagir junto a prefeitura, busque a efetivação de políticas públicas.”


Ao todo nove municípios vão receber esta edição do projeto: Alto Alegre dos Parecis, Vale do Paraíso, São Francisco do Guaporé, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Ji-Paraná.


A Operação Teixeirão será realizada pelo Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, em parceria com o Governo de Rondônia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique