Viva Maria: Assédio ou erotismo? Socióloga analisa polêmica entre americanas e francesas

09:51 Geral, Programetes 11/01/2018 - 03h04 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

O “novo dia no horizonte" anunciado pela apresentadora Oprah Winfrey em discurso proferido na cerimônia de entrega do Globo de Ouro 2018, no último domingo (7), entardeceu!  E isso porque um grupo de 100 artistas francesas acabou de publicar um artigo no jornal Le Monde onde defende a liberdade dos homens importunarem as mulheres com paqueras insistentes e insidiosas.

 

Instalou-se a polêmica nas redes sociais e nos meios de comunicação. Desde ontem (9), o assunto está em pauta, e Viva Maria, na tentativa de aprofundar o tema de maneira menos apaixonada,  faz questão de ouvir uma mulher cuja trajetória de vida se confunde à luta de mulheres do Brasil!

 

Falo da socióloga Jaqueline Pitanguy, que foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e, hoje, é coordenadora executiva da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia). Seja muito bem-vinda, Jaqueline!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.