Começam as obras de escoramento da estrutura do viaduto que desabou em Brasília

01:49 Geral, Notícias 09/02/2018 - 15h28 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Começou nesta sexta-feira a construção das vigas que vão escorar o que sobrou do viaduto que caiu na pista do Eixão Sul, na Galeria dosEstados, área central de Brasília. As vigas são necessárias para dar segurança aos trabalhadores na retirada dos escombros e evitar que outra parte da estrutura ceda.

 

A expectativa é que o escoramento fique concluído após o carnaval, se as chuvas não atrapalharem.  Também está sendo construído um desvio de três faixas para retomar o fluxo de carros no Eixão.

 

O desvio também deve ficar pronto depois do feriado, segundo afirmou o Governador Rodrigo Rollemberg.

 

Ainda não há prazo para recuperação do viaduto. Uma amostra da estrutura  será analisada pela Universidade de Brasília para saber se é melhor demolir tudo e construir um novo ou fazer a recuperação do atual. Isso vai depender das condições do material.

 

A queda do viaduto prejudicou ainda o comércio da região. A vendedora Edinalva Rodrigues de Almeira disse que o movimento caiu na galeria dos Estados.

 

A ponte do Bragueto, na saída norte do plano piloto, também está passando por um acompanhamento diário. O novo diretor do DER, Departamento de Estradas e Rodagem, Márcio Buzar, disse que a ponte receberá reforço na estrutura e que outros viadutos e pontes do DF, citados no relatório do Tribunal de Contas, também estão sendo monitorados.

 

* Áudio alterado às 16h45 do dia 09-0218