Conclusão das obras da Usina Hidrelétrica de Sinop fica para final do ano

01:54 Geral, Notícias 06/02/2018 - 20h57 Brasília Embed

Renata Martins

A implantação da Usina Hidrelétrica de Sinop, em Mato Grosso, é adiada por 11 meses. Início das atividades estava previsto para janeiro deste ano.

 

A medida foi autorizada nesta terça-feira pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica - e atende a pedido da Companhia Energética Sinop, consórcio formado pelo grupo francês EDF, a Chesf e a Eletronorte.

 

A decisão deixa a concessionária livre das responsabilidades relativas à compra e entrega de energia e da punição com o pagamento de encargos resultantes do atraso no cronograma do empreendimento.

 

Segundo a Aneel, a demora na expedição não foi responsabilidade da companhia, que, portanto, não deveria ser punida com a aplicação de penalidades.

 

A agência acatou a argumentação da concessionária de que a obra atrasou porque a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso demorou a emitir as autorizações para retirada de vegetação e rochas.

 

A Sinop Energia informou que o adiamento se deu por razões fora da responsabilidade da empresa, conforme a própria Aneel avaliou e reconheceu. E que a previsão de conclusão das obras é este ano, com início do enchimento do lago para setembro e de geração para dezembro.

 

As obras tiveram início em 2013. A Hidrelétrica está sendo construída no Rio Teles Pires e fica a 70 quilômetros do município de Sinop. A barragem está situada nos municípios de Cláudia e Itaúba.

 

Após a conclusão das obras, terá potência para atender ao consumo de cerca de 1 milhão e meio de pessoas. A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso informou que a pasta vai se pronunciar nesta quinta-feira sobre a questão.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique