Fiscais iniciam operação Semana Santa para evitar fraudes na venda de pescados

02:41 Geral, Notícias 20/02/2018 - 18h16 Brasília Embed

Mariana Martins

A Semana Santa de aproxima, nessa época o consumo de pescado aumenta e o consumidor tem que ficar atento. Com o objetivo de coibir fraudes por substituição de espécies de pescado, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento iniciaram nesta terça-feira a “Operação Semana Santa” .


A operação coleta amostras de peixes embalados e, na maioria das vezes, congelados vendidos em supermercados de doze estados e do Distrito Federal. O objetivo é confirmar se a espécie indicada no rótulo é, de fato, o produto comercializado.

 

De acordo com o auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Paulo Araújo, esse tipo de fiscalização começou a ser feita em 2015 e o índice de fraude caiu de aproximadamente 20% em 2015 para 3% em 2017. O fiscal fala ainda dos peixes que são mais fraudados.

 

Todas as amostras serão encaminhadas ao laboratório do Ministério onde será realizada a verificação. Paulo Araújo fala ainda como o consumidor pode evitar ser enganado.

 

O Consumidor Marcos Baumotte fala que nunca teve problema com a qualidade do pescado, mas que o consumidor deve tomar cuidado com a comercialização de diferentes tipos de peixes na mesma gôndola nos supermercados o que, às vezes, pode induzir ao erro.

 

Antes da Semana Santa a comunicação do Ministério fará a divulgação da lista de empresas que eventualmente sejam flagradas fraudando o consumidor.

 

Caso o consumidor compre um produto que desconfie que seja fraudado, o auditor fiscal, orienta ainda que a denuncia seja feita pelos canais de ouvidoria do Ministério.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.