Marinha começa montagem do primeiro submarino da classe Riachuelo

03:43 Geral, Notícias 20/02/2018 - 19h09 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

A Marinha começou  a montagem final do primeiro dos quatro submarinos tradicionais  construídos dentro do programa de desenvolvimento de submarinos, criado em 2008 para fortalecer as estratégias de defesa da costa brasileira.

 

Batizado de Riachuelo, este primeiro submarino será  totalmente montado até o final do ano para ser lançado ao mar, passar por testes ao longo do ano que vem e ser integrado a frota em 2020.

 

O  submarino tem quase 72 metros de comprimento, mais de 12 de altura e pesa cerca de 1.200 toneladas e foi construído em três partes separadas dentro de um complexo tecnológico instalado no município de  Itaguaí, na região metropolitana do Rio.

 

O  presidente Michel Temer foi quem acionou o mecanismo que iniciou a fusão de duas das três partes. Em seu pronunciamento, Temer ressaltou que o projeto inaugura um novo capítulo na defesa da soberania nacional.

 

Após a montagem do primeiro submarino da classe Riachuelo serão montados os outros três, cada um por ano e a previsão da Marinha é de que todos estejam concluídos até 2023.

 

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que a frota também vai ajudar a defender as riquezas nacionais.

 

o Prosub também é responsável pela construção do primeiro submarino com propulsão nuclear do Brasil previsto para ser concluído em 2029, dois anos a mais do que expectativa inicial.

 

Mas a comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira negou que o atraso tenha relação com o fato do programa ter sido investigado pela Lava-jato  por incluir a Odebrecht.

 

Atualmente, a Marinha está desenvolvendo a tecnologia de propulsão nuclear, que é inteiramente brasileira e que começará a ser testada dentro de um laboratório em São Paulo em 2020.

 

Já o projeto dos submarinos foi feito a partir de uma parceria com a França, onde foi acertada a transferência de tecnologia do país europeu para o Brasil.

 

Quando o submarino de propulsão nuclear ficar pronto, o Brasil vai se juntar a um grupo de apenas seis países que têm tecnologia desse tipo.

Tags