Ministério Público do DF apura responsabilidade sobre queda de parte de viaduto

02:21 Geral, Notícias 08/02/2018 - 17h17 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Atos de improbidade administrativa são o alvo do inquérito civil aberto pelo Ministério Público do Distrito Federal, que vai investigar a responsabilidade na queda de parte do viaduto da Galeria dos Estados, na última terça-feira. Segundo o MPDF, existem evidências de omissão e ineficiência administrativa, no que diz respeito à preservação da estrutura.

 

O MPDF informou que pediu ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, cópia do documento que relaciona os recursos públicos e para quais obras de manutenção foram destinados. Nesse documento, está relatado o estado de conservação de pontes, passarelas e viadutos de Brasília.

 

Além do tribunal de Contas, a Secretaria de Infraestrutura, o DER e a Novacap foram contatados para que enviem, também, uma lista detalhada de todos os processos administrativos de conservação de viadutos no DF, instaurados entre 2011 e 2017, incluindo o nome do responsável por unidade.

 

Segundo o ministério público, foi perguntado ao Governo de Brasília se existe um plano de conservação de obras de arte especiais no DF, principalmente em relação a viadutos e pontes. Todos os órgãos acionados devem responder em até dez dias, contados a partir da última quarta-feira.

 

Segundo o MPDF, o órgão já havia pedido providências do poder público, antes mesmo do acidente. Em 2016, um procedimento foi iniciado, para monitorar a manutenção e os reparos em pontes nas áreas tombadas do Plano Piloto.


O Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia chegou a enviar um relatório ao Ministério Público do DF, alertando para a necessidade de reparos urgentes em obras públicas e os órgãos responsáveis foram alertados.

 

No ano passado, um novo ofício foi enviado à Novacap, alertando para as condições estruturais nas pontes de Brasília.

 

Depois da queda de parte do viaduto, moradores da região Norte do DF se mobilizaram, na internet, pedindo providências em relação à Ponte do Bragueto. No abaixo-assinado digital, mais de três mil pessoas pedem a manutenção na estrutura, antes que a história se repita.  A Novacap e do GDF ainda não se posicionaram sobre o assunto .

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique