Parlamentares se reúnem com mineradora responsável por vazamento em Barcarena

02:25 Geral, Notícias 23/02/2018 - 18h06 Brasília Embed

Mariana Martins

Uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados, composta por quatro parlamentares esteve na manhã desta sexta-feira na sede da empresa Hydro Alunorte, em Barcarena, no Pará.

 

De acordo com o laudo do Instituto Evandro Chagas, de pesquisas biomédicas no Pará, foi confirmado o vazamento de resíduos tóxicos da Hydro Alunorte para o meio ambienta atingindo principalmente as cidades de Bom Futuro e Vila Nova.

 

Além dos deputados federais, acompanham a comitiva deputados estaduais, Ministério Público e a Defensoria Pública Estaduais, representantes da OAB e da Universidade Federal do Pará, de organizações não governamentais e de representantes das comunidades atingidas.

 

De acordo com o coordenador da Comissão o Deputado Edmilson Rodrigues, a reunião foi muito positiva.

 

Também nesta sexta feira , os Ministérios Públicos Federal e Estadual e a Defensoria Pública anunciaram que vão cobrar ações do órgão que irão cobrar das empresas e também do poder público. A Procuradora do Ministério Público Estadual Eliane Moreira, fala sobre algumas dessas ações.

 

Em nota, a Hydro Alunorte negou o ocorrido. E disse que vai iniciar a distribuição de água potável para as comunidades de Bom Futuro e Vila Nova. Esta ação faz parte das determinações anunciadas ontem por um Grupo de Trabalho criado pelo Governo do Estado do Pará .


O Grupo de Trabalho foi criado depois que o Instituto Evandro Chagas publicou laudo confirmando que houve transbordamento de efluentes da Hydro Alunorte em decorrência das fortes  chuvas do último sábado e que os resíduos estavam contaminados com substâncias tóxicas incluindo uma alta concentração de alumínio e nitrato.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique