Prefeitura do Rio recorre de decisão que aumentou passagem de ônibus

01:53 Geral, Especiais 05/02/2018 - 16h19 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

A prefeitura do Rio de janeiro recorreu da decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado que reajustou as tarifas dos ônibus municipais de três reais e quarenta centavos para três reais e sessenta centavos.

 

O aumento começou a vigorar na madrugada desta segunda-feira. A liminar foi concedida no último dia 24 pela juíza Roseli Nalim, da 15ª Vara de Fazenda Pública, a pedido das empresas de ônibus do Rio de Janeiro.

 

Em evento no Palácio da cidade, o prefeito considerou que a decisão da justiça atropelou o processo de diálogo entre o município e as empresas, já que um estudo foi contratado para definir o valor da passagem. O recurso, segundo Crivella, seria justamente para esperar a conclusão do levantamento.

 

A tarifa dos ônibus do Rio de Janeiro sofreu duas reduções por decisões judiciais no ano passado. Em agosto, a desembargadora Mônica Sardas considerou abusivo o aumento determinado por um decreto municipal de 2014 e reduziu a passagem de R$ 3,80 para R$ 3,60. Em novembro, uma nova decisão, dessa vez assinada pela juíza Luciana Losada Lopes, baixou para 3 e 40, valor que era cobrado até o último domingo.