Segurados do INSS têm até 28 de fevereiro para fazer comprovação de vida

01:36 Geral, Notícias 21/02/2018 - 12h55 Brasília Embed

Bianca Paiva

Mais de três milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não realizaram a comprovação de vida.

 

O procedimento deve ser feito no banco pagador até 28 de fevereiro mediante a apresentação de documento de identidade com foto. Após essa data, os benefícios começarão a ser bloqueados.

 

O prazo venceria em 31 de dezembro de 2017, mas foi prorrogado devido ao grande número de aposentados que não fizeram a comprovação de vida.

 

Em Manaus, por exemplo, são quase 9 mil pessoas que precisam ir às agências bancárias. Em São Luís, mais de 14 mil. Em Belém, no Pará, cerca de 17 mil segurados.

 

O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

 

Quem não puder ir ao banco por motivos de doença ou dificuldades de locomoção pode realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

 

Os segurados que residem no exterior podem fazer o procedimento também por meio de um procurador ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado, bem como pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do instituto: www.inss.gov.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique