Vila Cidadã é uma das atrações do 8º Fórum Mundial da Água

01:58 Geral, Notícias 11/02/2018 - 09h28 Brasília Embed

Victor Ribeiro

A Vila Cidadã é a novidade do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento internacional sobre o tema, que será realizado de 18 a 23 de março, na capital federal.

 

Projetada para funcionar em uma área de dez mil metros quadrados, no Estádio Nacional Mané Garrincha, a Vila vai oferecer gratuitamente, atividades de entretenimento, gastronomia e cultura.

 

Os visitantes poderão participar de programações interativas e de palestras sobre soluções de uso racional da água. A ideia é mostrar que é possível replicar iniciativas bem sucedidas ou criar as próprias soluções.

 

A porta de entrada será a Avenida Olhos D'Água, onde ao longo do trajeto, fotografias de grandes rios do planeta conduzirão os visitantes a uma imersão no tema, a importância da água para a vida.

 

Glauco Kimura, consultor de conteúdo do 8º Fórum Mundial da Água, explica que, além de promover soluções inovadoras para os problemas que preocupam os cidadãos no cotidiano, a exemplo das secas, inundações e racionamento, o espaço será uma oportunidade de ampliar o conhecimento.

 

Sonora: A Vila Cidadã vai engajar o cidadão comum a conhecer mais sobre água. Teremos atividades como exemplo, o mercado de soluções que é onde se troca e adquire experiência não na lógica financeira de um mercado, mas na lógica do valor do conhecimento.

 

Estão programadas ainda, seções de cinema ao ar livre, nas quais serão exibidos filmes, gravados por cidadãos de diferentes países, em celular, contando relatos de experiências e apresentando soluções para uso racional da água.

 

A expectativa dos organizadores do Fórum é a de que 40 mil pessoas visitem a Vila Cidadã, durante os seis dias do evento.

 

Com sonoplastia de Messias Melo, da Rádio Nacional em Brasília, Victor Ribeiro.

 

* Matéria substituída às 16h25 de 15/02/18 para correção de informação. Glauco Kimura é consultor de conteúdo do 8º Fórum Mundial da Água e não gerente de conteúdo da Agência Nacional de Águas (ANA).