Amapá decreta situação de emergência no Bailique

Terras Caídas

Publicado em 01/03/2018 - 16:14 Por Maíra Heinen - Brasília

O governo do Amapá decretou situação de emergência no arquipélago do Bailique, devido ao fenômeno de 'terras caídas' - uma erosão causada pelo fluxo das águas do rio e pelas fortes chuvas que transportam pedaços de solo.

 

Treze comunidades estão sendo afetadas pelas ocorrências.

 

Já foram atingidos quatro escolas; um posto de saúde; um posto da Companhia de Água e Esgoto do Amapá; 84 postes de energia que ameaçam cair; um quilômetro e meio de passarelas e 85 metros de pontes.

 

O governo anunciou a realização de audiência pública com as comunidades no próximo dia 10 para traçar ações contra os danos no local.


Devem ser apresentadas estratégias de remoção das residências às margens do rio; reestabelecimento dos serviços básicos como fornecimento de água tratada e distribuição de kits de tratamento de água domiciliar; distribuição de energia elétrica e recuperação de postes, entre outras demandas.


Na próxima semana, também haverá reunião com órgãos que possam contribuir com estratégias, como Ministério Público Federal e Ibama.


Na região, cerca de 700 pessoas são afetadas pelas 'terras caídas'.

 

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial, realizaram projeções com dados da Base Cartográfica do Amapá.

 

A projeção indica um avanço de dez metros, por ano, na margem do rio Amazonas.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo