Consumidor se diz mais satisfeito com linha pós-paga de celular, mostra pesquisa da Anatel

02:37 Geral, Notícias 13/03/2018 - 21h11 Brasília Embed

Sumaia Villela

A linha pós-paga de celular foi o serviço que teve o maior índice de satisfação geral entre os consumidores brasileiros, na pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com cerca de 140 mil pessoas de todo o país, ouvidas entre julho e dezembro de 2017. Em uma escala de 0 a 10, a nota foi 6,99. Desde o início dessa avaliação, em 2015, o indicador vem aumentando, assim como o da telefonia móvel pré-paga.

 

Já a TV por assinatura, que antes era a mais bem avaliada, ficou em segundo lugar. A nota de satisfação geral caiu pelo segundo ano consecutivo. A telefonia fixa se mantém estável estatisticamente. A banda larga fixa teve uma pequena queda de 2016 para 2017, considerada irrelevante pela Anatel. Mas se levar em conta o valor de 2015, que era de 6,58, ela piorou na avaliação, já que agora está em 6,23. É o serviço com nota mais baixa. A superintendente de Relações com os Consumidores da agência, Elisa Vieira Leonel, fala sobre os problemas mais comuns entre os critérios analisados.

 

Sonora: “De maneira geral, o maior problema do serviço de telecomunicações é a capacidade de resolver problemas.”

 

A superintendente Elisa Leonel também afirma que a deficiência no funcionamento da banda larga fixa está ligada ao aumento da demanda e do investimento insatisfatório na rede.

 

Sonora: “A banda larga fixa de fato tem apresentando uma demanda pela rede cada vez maior, crescente, e os consumidores têm usado cada vez mais. E isso tem a ver com investimento em rede. E a Anatel tem discutido tanto medidas de investimentos adicionais quanto uma revisão de sua regulação de qualidade, para atacar cada vez mais essas questões.”

 

Outra constatação da pesquisa foi o crescimento expressivo do uso de internet no celular. No pré-pago, cresceu de 45% para 62% entre 2015 e 2017. No pós-pago, no mesmo período, foi de 64% para 85%.

 

As operadoras pesquisadas foram Claro, Oi, Tim, Vivo, Cabo Telecom, Porto Seguro, BrisaNet, Algar Telecom, Sercomtel, Nextel, Net, Sky e Nossa TV. Todos os dados foram disponibilizados por empresa e por estado na página da Anatel na internet, em anatel PONTO gov PONTO br, o que pode ajudar os consumidores a escolherem que empresa vão contratar.