Em um ano, casos de sífilis crescem 57% no Acre

Saúde

Publicado em 15/03/2018 - 10:43 Por Maíra Heinen - Brasília

O Acre registrou aumento de 57% nos casos de Sífilis adquirida, contraída a partir de relações sexuais sem proteção, entre 2016 e 2017.

 

Os registros passaram de 574 para 1007 de um ano para o outro.

 

Em janeiro deste ano, quando os dados foram lançados no sistema, já havia 130 casos registrados de sífilis adquirida no estado.

 

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, divulgados em 2017, o Acre registrou 419 casos de sífilis em gestantes.

 

No mesmo período, a sífilis congênita (transmitida de mãe para filho) teve um aumento considerável em relação ao ano anterior, passando de 86 casos registrados em 2016 para 102 em 2017. Em 2018, já são 10 casos confirmados de sífilis congênita.

 


Para representantes da Divisão Estadual de DSTs/AIDS e Hepatites Virais da Sesacre, o aumento pode ser explicado por que as notificações passaram a ser obrigatórias nas unidades de saúde, e também houve reforço dos laboratórios particulares que começaram a informar os casos positivos de sífilis, gerando um crescimento maior de casos da doença.

 


A doença infectocontagiosa é causada pela bactéria treponema pallidum.

 

Lesões, nem sempre doloridas, são os primeiros sintomas da sífilis. Chamadas de cancros, elas geralmente aparecem nos órgãos genitais, mas podem ocorrer também na pele, na gengiva, na palma das mãos e na planta dos pés.

 

Mesmo sem tratamento, essas lesões costumam desaparecer em alguns dias, mas a doença continua ativa no organismo.

 

O tratamento é feito com penicilina e há cura quando realizado adequadamente.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo