Fórum Mundial da Água: Ministro destaca a importância da integração do São Francisco

03:27 Geral, Notícias 20/03/2018 - 19h14 Brasília Embed

Sayonara Moreno

A estiagem é um desafio para o desenvolvimento da região Nordeste, na avaliação do  Ministro da Integração, Helder Barbalho. Segundo ele, a população não deve se conformar com essa realidade, mas se “indignar”. Para Barbalho, os números do Brasil, no que diz respeito à distribuição de água e acesso ao saneamento são um desafio a ser enfrentado.

 

A declaração do ministro foi dada no terceiro dia do Fórum Mundial da Água, em Brasília. Ele participou de um painel sobre crises hídricas no Brasil, ao lado dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e do Ceará, Camilo Santana.

 

O ministro falou, também, sobre a importância de obras e programas de assistência às famílias que vivem em locais onde a seca é intensa.

 

Como projeto futuro, o Ministro da Integração destacou a urgência em estudos de viabilidade para a integração das bacias do Tocantins e do São Francisco, levando em conta a diferença de biomas, a distância e os custos operacionais.

 

Os três governadores que estiveram no encontro são de locais onde a crise hídrica se intensificou. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu o fim da tributação sobre o saneamento ou a destinação desse dinheiro para um fundo.

 

O Distrito Federal passa por racionamento de água há mais de um ano e, segundo o governador Rodrigo Rollemberg, o crescimento populacional, a falta de investimento, a ocupação desordenada e a redução no volume de chuvas foram determinantes para a crise hídrica.

 

Ele argumenta que diversas ações emergenciais foram implantadas para captação de água, como forma de combater o problema. O Fórum Mundial da Água acontece até a próxima sexta-feira em Brasília. Toda a programação está no site worldwaterforum8.org
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique