Homem com meningite é internado no Distrito Federal

01:53 Geral, Notícias 16/03/2018 - 19h00 Brasília Embed

Danyele Soares

Um homem com meningite está internado no Hospital Regional da Asa Norte, no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente está medicado e segue o protocolo de tratamento da doença. Ainda segundo o órgão, ele não é morador do DF.

 

O caso se soma a outros dois confirmados no DF este ano. Além desses, o chefe do Cerimonial da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Carlos Antônio Vieira Júnior, foi internado com suspeita da doença e, após exames, o problema foi confirmado. Pessoas próximas ao servidor foram examinadas, inclusive o presidente da Casa, deputado Joe Valle, mas a doença foi descartada.

 

No ano passado, o DF registrou 102 casos de meningite com 11 mortes. E em 2016, 99 pessoas contraíram a doença e 10 morreram.

 

A doença também preocupa o estado do Maranhão, onde três pessoas morreram com suspeita de meningite. De acordo com a Secretaria de Saúde estadual, um caso está confirmado e outros dois estão em análise. Mesmo assim, o órgão descarta possibilidade de surto da doença.

 

O caso mais recente é o de uma jovem de 18 anos morreu em uma Unidade de Pronto-Atendimento com suspeita da doença. Segundo a secretaria, foram feitas coletas de amostra para exame e o caso está em análise pelo laboratório de referência Adolfo Lutz, em São Paulo.

 

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

 

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique