Município paraense registra três casos de doença de chagas

01:10 Geral, Notícias 10/03/2018 - 11h12 Brasília Embed

Bianca Paiva

Três pessoas da mesma família foram diagnosticadas com doença de chagas no município de Tucuruí, no Pará. Segundo a Prefeitura da cidade, elas estão recebendo atendimento ambulatorial e medicamentos.

 

A suspeita é que a doença tenha sido contraída pelo consumo do vinho de açaí contaminado pelo barbeiro, inseto vetor do Mal de Chagas.

 

Uma equipe da Vigilância Sanitária de Tucuruí esteve no local onde os pacientes adquiriram o produto e verificou que o estabelecimento já não funcionava mais.

 

Outros membros da família também consumiram o vinho do açaí e estão sendo acompanhados pela Secretaria municipal de Saúde.

 

Eles fizeram os exames necessários e as amostras foram encaminhadas para o Lacen, Laboratório Central do Estado do Pará.

 

 

A doença de Chagas é infecciosa e causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, transmitido pelo barbeiro. A contaminação do açaí ocorre quando o produto é triturado junto com o inseto ou as fezes dele.

 

Entre os principais sintomas estão problemas cardíacos, inchaço e febre.

 

A doença pode levar à morte, se não for tratada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique