Nacional na Copa: Mundial de 2002, duas sedes e Brasil pentacampeão

02:13 Geral, Programetes 10/03/2018 - 05h31 Brasília Embed

Apresentação Eurico Tavares

O ano de 2002 foi a primeira Copa com dois países como sede. Coreia do Sul e Japão usaram dez cidades e dez estádios cada um. O jogo de abertura foi na Coreia do Sul, e o jogo final no Japão.

 

Dentro de campo, a Coreia foi mais longe chegando ao quarto lugar. O Japão caiu nas oitavas diante da Turquia, que fez sua melhor participação em Copas, acabando em terceiro lugar. A França, campeã em 98, decepcionou sendo eliminada na primeira fase com duas derrotas diante de Senegal e Dinamarca.

 

Espanha e Itália caíram diante da Coreia do Sul reclamando muito da arbitragem. A Alemanha, que começou goleando a Arábia Saudita por 8 a 0, foi quem conseguiu para a Coreia do Sul nas semifinais.


O Brasil venceu todos os jogos: na fase de grupos, 2 a 1 na Turquia; 4 a 0 na China; e 5 a 2 na Costa Rica. Na fase eliminatória, 2 a 0 na Bélgica, 2 a 1 na Inglaterra e 1 a 0 na Turquia. Pela terceira vez consecutiva, o Brasil chegava numa final de Copa, igualando o feito da Alemanha em 82, 86 e 90.

 

Na final, aconteceu o primeiro jogo entre Brasil e Alemanha em todas as Copas. O Brasil venceu por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo e conseguiu seu quinto título mundial. Cafu passou a ser o único jogador a disputar três finais de Copa do Mundo, o turco Hassan Sukur conseguiu fazer o gol mais rápido das Copas aos 11 segundos do jogo contra a Coreia do Sul, na disputa do terceiro lugar, e Ronaldo foi o artilheiro da Copa com oito gols.

 


Hoje, sábado, 10 de março, faltam 96 dias para a abertura da Copa da Rússia 2018.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique