Relatório da ONU traz soluções para lidar com escassez de água; documento será lançado em Brasília

03:05 Geral, Notícias 19/03/2018 - 09h54 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos vai ser lançado nesta segunda-feira (19) no Fórum Mundial da Água. A ONU e entidades parceiras apontam, neste documento, iniciativas para controlar e lidar com a escassez de água.

 

O oficial de Projetos de Meio Ambiente da Unesco no Brasil, Massimiliano Lombardo, destaca que os pesquisadores procuraram soluções para limpar a água.

 

Lombardo conta que um dos maiores desafios identificados pelo relatório é lidar com as consequências do aquecimento global. Ele afirma que todo o planeta já sofre os efeitos desse fenômeno.

 

Entre as soluções apontadas pelos pesquisadores estão as verdes, oferecidas pela natureza, e as cinzas, que dependem de alguma ferramenta criada pela humanidade.

 

Ângela Ortigara é uma das responsáveis por esse programa mundial de avaliação dos recursos hídricos da Unesco. Ela chama atenção para o uso das soluções verdes, porque não precisam de grandes obras.

 

A oficial da Unesco acrescenta que somente 5% dos recursos são usados nessas soluções verdes. E diz que a difusão do conhecimento também é um dos desafios listados pelo relatório da ONU.

 

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos vai ser apresentado a partir das 14h30 no 8º Fórum Mundial da Água.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique