São Luís registra duas mortes por meningite; Secretaria de Saúde descarta surto

01:29 Geral, Notícias 05/03/2018 - 15h33 Brasília Embed

Maíra Heinen

São Luís, no Maranhão, registrou duas mortes por meningite na última semana.

 

A confirmação foi feita pela equipe médica dos hospitais, com base nos critérios de definição de casos suspeitos com presença de manchas vermelhas.

 

No entanto a Secretaria de Saúde do Maranhão descartou a existência de um surto da doença no município.

 

O governo ressaltou ainda que os hospitais, pertencentes à rede privada, não informaram os casos ao Serviço de Verificação de Óbito, o que impossibilitou a confirmação via exame laboratorial.

 

Familiares e demais pessoas que tiveram contato com as vítimas foram avaliados e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.

 

A Secretaria de Saúde explicou em nota que mantém contato constante com as Coordenações de Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Unidades Regionais de Saúde para o acompanhamento de registro de casos de doenças transmissíveis.

 

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

 

Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

 

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

 

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique