Viva Maria: Unindo todas as vozes no 8 de março

07:47 Geral, Programetes 08/03/2018 - 09h59 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Em pleno 8 de março, nosso “abre-alas” quer fazer seu coração bater no ritmo do som sagrado dos tambores! Batalá!

 

Taí o grupo de percussão Batalá de Brasília, formado só por mulheres, com suas roupas de colorido forte que mais parecem ser uma tatuagem tribal africana. Batalá é um projeto de percussão global e de inclusão pelo batuque do samba-reggae! A convite do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Empresa Brasil de Comunicação, o grupo esteve ontem (7), no Espaço Cultural da EBC, para traduzir, com a força de seus tambores, o simbolismo do 8 de Março na luta de todas nós Marias! Janayna Maia, regente do grupo, falou da emoção que anima sua baqueta!

 

No pulsar do som do Batalá, nesta edição, Viva Maria saúda o programa Todas as Vozes, que tem apresentação do amigo Marco Aurélio e que, através da rádio MEC AM, na frequência de 800khz, a partir de hoje (8), se integra à rede de mais de 3 mil emissoras que retransmitem o nosso Viva Maria, de segunda a sexta-feira!

 

Na certeza de que as mulheres são como as águas e crescem quando se encontram, de hoje em diante, seremos um rio de mulheres! Mulherio, Mulher Rio! Gostaria de oferecer a todas vocês as rosas por porto, que, neste Dia Internacional da Mulher, inaugura a versão feminina de uma aula-passeio pelos roteiros mais importantes da Cidade Maravilhosa!


Como carioca da gema e rádio-apaixonada, felicito a ideia do pessoal do Projeto Roteiros Geográficos do Rio, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), por ter escolhido a portaria do Edifício A Noite, da gloriosa Rádio Nacional, para dar início ao passeio que, neste 8 de Março, começa às 15h! Espero que ninguém se esqueça de saudar as eternas Cantoras do Rádio, que levaram a vida a cantar e até hoje embalam nossos sonhos de equidade, justiça e paz!

 

Quanto àquelas que sonharam o sonho de Roquete Pinto em fazer do rádio escola, nossa homenagem à Edna Savaget, que, apesar de pioneira na TV, começou sua carreira na Rádio MEC! Thiago Regotto, gerente da emissora, gentilmente, nos cedeu os arquivos onde é possível ouvir a diretora Emília Silveira sobre do filme-documentário Silêncio no Estúdio. Nele, a ousadia e o compromisso de Edna com a educação e a cultura não deixam dúvidas de que estamos falando de uma feminista!

 

Em memória, Viva Edna Savaget! Viva a Rádio MEC! Viva o 8 de Março! Viva Maria!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.