Campanha contra a gripe é lançada em São Paulo

Saúde

Publicado em 23/04/2018 - 17:04 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e o governador de São Paulo, Márcio França, visitaram um posto de saúde na zona oeste da capital paulista nesta segunda feira. O posto é o mesmo onde foi lançada a primeira campanha de vacinação contra a gripe no país, 20 anos atrás.

Na fila, algumas pessoas esperavam a hora de tomar a vacina. A maioria idosos.

 

O ministro pediu empenho das famílias para que as crianças também sejam vacinadas, principalmente as com idade entre seis meses e cinco anos.

No ano passado, a cobertura entre crianças foi de 77%. Enquanto a de idosos foi de 98%.

 

Segundo Gilberto Occhi, a vacina que foi distribuída para todo o país é trivalente, ou seja, protege de três Tipos diferentes de vírus, inclusive o vírus H3N2, nova cepa de vírus que começou a circular esse ano no hemisfério norte.

 

Ao todo, serão distribuídas 60 milhões de doses para todo o país. Do total, 25 milhões já foram repassadas aos estados, informou o ministro.  O restante vai ser entregue ao longo da campanha de vacinação.

 

 

No dia 12 de maio, um sábado, acontece o dia D da campanha. A vacina será aplicada até o dia PRIMEIRO de junho. 

Em todo o país, 54 milhões de pessoas devem ser imunizadas.

 

 

Além das crianças e idosos, também devem tomar a vacina profissionais de saúde, do sistema carcerário e de educação, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas.

 

 

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo