Falha humana causou 'apagão' nas regiões Norte e Nordeste, diz ONS

02:13 Geral, Notícias 06/04/2018 - 17h11 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, informou nesta sexta-feira (6) que o 'apagão', ocorrido no dia 21 de março, que afetou, principalmente, as regiões Norte e Nordeste do país, foi provocado por falha humana.

 

O diretor-geral, Luiz Eduardo Barata, explicou que a origem do problema foi a instalação indevida de uma proteção de corrente no disjuntor Subestação de Xingu, no Pará.

 

O mecanismo estabeleceu um limite de corrente inferior a carga recebida.

 

Ainda de acordo com Barata, a empresa Belo Monte Transmissão de Energia, proprietária da linha Xingu, não informou ao ONS que havia estabelecido o limite de segurança.

 

O diretor informou que a linha de transmissão está operando normalmente e que a subestação de Xingu passou a ter dois disjuntores desde o fim de semana posterior ao blecaute, e eles funcionam com um sistema de alarmes, em vez de desligarem em caso de possível sobrecarga.

 


O relatório de análise do incidente será apresentado dentro de um prazo de até 15 dias à Agência Nacional de Energia Elétrica, que definirá as possíveis punições aos envolvidos.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique