Fiscalização apreende 26 celulares em presídio do Rio

Segurança Pública

Publicado em 03/04/2018 - 16:28 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma fiscalização apreendeu nesta terça-feira 26 celulares e dois roteadores na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, conhecida como Bangu 3, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.

 

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, o procedimento de revista foi de rotina e contou com 120 inspetores, incluindo o Grupamento de Intervenção Tática e o Grupamento Operações com Cães.

 

A secretaria disse ainda que as fiscalizações sempre vão ocorrer de forma sistemática e aleatória. Na semana passada, no dia 27, a mesma unidade prisional já havia passado por uma fiscalização, dessa vez, com a participação das tropas federais.

 

Mas na ocasião, só foram apreendidos ventiladores fora dos padrões permitidos e um aparelho celular. Segundo a Seap, o presídio abriga lideranças da facção Comando Vermelho e nesta vistoria anterior, nada foi apreendido porque os detentos quebraram os pertences e jogaram na rede de esgoto quando souberam da possível vistoria por causa do cancelamento das visitas.

 

Diferente da semana passada em que em paralelo houve uma operação na comunidade do Lins, que segundo as forças policiais tem o tráfico controlado pelo Comando Vermelho, na fiscalização desta terça-feira, não houve ação coordenada.

 

Segundo a assessoria de imprensa do Comando Conjunto das Forças Armadas, nesta terça-feira continuam as ações de reforço no patrulhamento em áreas de grande circulação de pessoas e veículos na cidade do Rio.

 

As áreas selecionadas estão concentradas nas zonas sul e norte e em parte do centro.  Nesta segunda-feira, foi anunciado o reforço do patrulhamento por fuzileiros navais. De acordo com o comando conjunto, o efetivo é variável, segundo o planejamento das operações.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo