Indígenas preparam plataforma unificada para eleições

Candidaturas

Publicado em 27/04/2018 - 08:23 Por Renata Martins - Brasília

No último dia do Acampamento Terra Livre 2018, em Brasília, um dos destaques foi a  participação dos indígenas nas eleições.


Alguns pré-candidatos se apresentaram na tarde desta quinta-feira. De diversos partidos, e com objetivos de pleitear uma cadeira de deputado estadual, federal, senador e até na chapa da presidência da República. É o caso de Sônia Guajajara, pré-candidata a vice na chapa do Psol. Sônia destacou a importância de uma plataforma indígena com a participação de povos de todos os estados do Brasil.

 

SONORA Sônia Guajajara : “Nós queremos igualdade de oportunidades para estar junto, ali, discutindo, decidindo aquilo que é melhor pra nós. Nossas candidaturas aqui, independente do partido que esteja, nós vamos construir uma plataforma única das demandas dos povos indígenas que é um site que nós vamos reunir todas as demandas. Nós vamos construir uma demanda conjunta pra gente ter uma proposta indígena para o país.”

 

Pré-candidato a deputado estadual pelo MDB, Ubirajara Sompré, do povo Gavião Parkatejê foi eleito pelo PPS, em 2012, para a Câmara Municipal de Marabá, no Pará. Foi o único indígena entre os 21 vereadores da legislatura. Ubirajara afirma que o mandato conseguiu abrir muitas portas e facilitou a interlocução com o poder público.

 

SONORA Ubirajara Sompré: “Um vereador hoje abre um leque muito grande. Não só com o prefeito, com as secretárias municipais, mas também deputados federais. Acabei de ter uma reunião com um deputado federal, que pode nos ajudar no projeto bem viver para nas comunidades indígenas através do esporte. Então abre um leque muito grande, é muito amplo e a gente só tem que firmar o pé e não esquecer das nossas bases.”

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2016, 1.715 candidatos se autodeclararam indígenas. A maior parte dos registros na região Norte. 173 foram eleitos. O número é pequeno quando comparado à população total no Brasil: cerca de 800 mil índios, destaca o TSE.


O único indígena que chegou ao Congresso Nacional, foi Mario Juruna, índio Xavante, eleito deputado federal, em 1982, pelo PDT, do Rio de Janeiro.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo