MP do Rio pede libertação de 138 presos na Operação Medusa

Milícia

Publicado em 25/04/2018 - 08:25 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Ministério Público (MP) do Estado do Rio de Janeiro pediu à Justiça a revogação da prisão preventiva de 138 dos 159 presos em uma festa, no último dia 7 de abril, em Santa Cruz, na zona oeste da capital.


A prisão ocorreu durante uma operação da Polícia Civil contra a milícia que controla o crime organizado na região.


De acordo com o MP não há provas efetivas que permitam o oferecimento de denúncia contra eles. O MP informou que vai denunciar apenas 21 dos detidos, que precisam ser mantidos na prisão.


O Ministério Público considera, no entanto, que não há ilegalidade na ação policial e na decisão da Justiça, que determinou a prisão dos participantes da festa.


Segundo o MP havia no local integrantes do primeiro escalão da milícia e, durante confronto iniciado pelos criminosos, os tiros partiram de dentro do local do evento.


O Ministério Público afirma ainda que os policiais encontraram diversos fuzis e pistolas, além de uniformes das Forças de Segurança Pública no local da festa, fatos que segundo o Ministério Público fluminense justificam as prisões em flagrante e preventiva, autorizadas em audiência de custódia no dia 9 de abril.


A Defensoria Pública do Estado, que assiste cerca de 40 suspeitos presos, criticou a decisão que manteve as prisões afirmando que foram desconsideradas provas de que as pessoas eram primárias, com bons antecedentes e profissão lícita.


Na última semana, a Justiça revogou a prisão preventiva do artista circense Pablo Dias Bessa Martins, um dos 159 detidos.


As prisões ocorreram no âmbito da Operação Medusa, apontada pela Polícia Civil como a maior ação voltada para o combate às milícias no Rio.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo