Programação especial marca a abertura da Semana Nacional do Índio

01:56 Geral, Notícias 16/04/2018 - 19h18 Brasília Embed

Mariana Martins

A Funai e o Ministério da Justiça abriram nesta segunda-feira a Semana Nacional do Índio, que marca as comemorações do dia 19 abril.

 

O evento foi aberto pelo maestro indígena Robson Miguel que é autor da versão guarani do hino nacional. Logo depois da apresentação do hino, indígenas de diferentes etnias fizeram uma apresentação em dança.

 

Na ocasião foi entregue uma obra do fotógrafo Sebastião Salgado sobre os povo indígenas que vai compor a exposição do Ministério da Justiça sobre o tema.

 

Ainda na cerimônia, o Ministro da Justiça Torquato Jardim foi condecorado com a medalha de honra ao mérito indígena. O presidente da Funai, o general Franklimberg Freitas, fala sobre a escolha do ministro para a homenagem.

 

Gilberto Vieira, Secretário Adjunto do CIMI, Conselho Indigenista Missionário, no entanto, diz ver com estranhamento a condecoração do ministro da Justiça.

 

A exposição que marca a Semana Nacional do Índio ficará até o próximo dia 25 na sede da Funai. E entre os dias 23 e 27 de abril indígenas de todo o Brasil estarão em Brasília participando do acampamento Terra LIvre.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.