SUS oferece autoteste rápido de HIV em São Paulo

Saúde

Publicado em 14/04/2018 - 08:28 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Um teste de HIV que pode ser feito pela própria pessoa, na hora e no lugar que ela achar mais adequado, começou a ser fornecido pelo Sistema Único de Saúde na cidade de São Paulo.

 

A distribuição gratuita do autoteste de HIV está em fase de avaliação e por enquanto está disponível apenas para homens maiores de 18 anos que se relacionam sexualmente com homens. Isso porque a taxa de infecção por HIV entre essa população na capital paulista é quase 12 vezes maior que na população em geral.

 

A iniciativa faz parte da pesquisa "A Hora é Agora SP", coordenada pelo Programa de DST e Aids do estado, com o apoio do CDC, o Centro de Controle de Doenças norte-americano.

 

O objetivo é ajudar a implantar uma alternativa para o diagnóstico do HIV no Sistema Único de Saúde, como explica Ivone de Paula, coordenadora de prevenção do programa de DST e Aids do estado de São Paulo.

 

Sonora: "Será que a gente tendo varias possibilidades a gente vai atingir um número maior de pessoas que não iriam ao serviço? Será que com a possibilidade de um autoteste, pessoas que nunca se testaram pq não querem se identificar, porque não querem... será que  com a possibilidade do autoteste a gente vai atingir um grande número de pessoas que nunca se testaram? Nós pretendemos que os resultados dessa pesquisa possam incorporar a autotestagem como mais um estratégia importante de aumento do diagnóstico do hiv e aids."

 

Inicialmente os kits estão disponíveis em cinco endereços, sendo duas unidades de saúde, duas unidades móveis e o CRD, o Centro de Referência da Diversidade, que acolhe a população LGBTT na capital. Para ter acesso é preciso que a pessoa faça o pedido pelo site do projeto, preencha um questionário de forma anônima e retire o kit no local escolhido.

 

Os testes ficam disponíveis 24 horas depois de solicitados. A expectativa é de que até setembro, sejam distribuídos 10 mil kits.

 

Pessoas que tiverem o diagnóstico positivo vão contar com apoio telefônico durante 24 horas por dia. Mas em caso de resultado positivo, a pessoa é orientada a fazer um teste confirmatório em um Centro de Testagem e Aconselhamento. Resultados negativos do teste rápido não precisam de testes confirmatórios.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo