Terremoto na Bolívia é sentido em Brasília, SP, MG e Sul do país

02:36 Geral, Notícias 02/04/2018 - 12h46 Brasília Embed

Samanta do Carmo

O terremoto de magnitude 6.7 na escala Richter e 555 quilômetros de profundidade, ocorrido no sul da Bolívia por volta das 10h40 da manhã desta segunda-feira, foi sentido em Brasília, São Paulo, além de cidades do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Vários prédios chegaram a ser evacuados.

 

O professor George França, do Observatório Sismológico da UNB, explica que essas regiões, por causa das características geológicas, são tradicionalmente as mais afetadas pelos efeitos de terremotos, mesmo os ocorridos em locais distantes.

 

Em São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o tremor foi mais sentido nos bairros altos como Tatuapé, Vila Maria e a região da avenida Paulista. Nas cidades de Santos e Marília também foram percebidos reflexos.

 

Em Brasília, o tremor refletiu em uma área de mais ou menos treze quilômetros entre a Esplanada dos Ministérios e o Setor Militar Urbano. A arquiteta Eneida Aviane estava trabalhando em um dos prédios afetados na capital federal e relatou o momento.

 

No Rio Grande do Sul, o foco foi Passo Fundo, onde o efeito do terremoto durou cerca de trinta segundos. Em nenhum dos locais houve feridos ou danos na estrutura dos prédios.

 

De acordo com os pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e também da Universidade de São Paulo, não é incomum e nem é a primeira vez que terremotos ocorridos na Região dos Andes, no contato entre as placas tectônicas de Nazca e Sul Americana, causam efeitos no Brasil e, no geral, eles têm pouca capacidade para causar danos.

 

* Matéria atualizada às 17h05 para acréscimo de informações, inclusão de sonoras e troca de título.