Viva Maria: Entendendo como trabalha a tireoide e o papel do iodo no seu funcionamento

08:23 Geral, Programetes 17/04/2018 - 09h01 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

No Dia Mundial da Voz, comemorado ontem (16), profissionais da saúde ligados à fonoaudiologia chamaram a nossa atenção para os sintomas do câncer de  laringe que podem se manifestar a partir de uma  tosse persistente

 

E hoje nós vamos cuidar de uma glândula que fica próxima à laringe, só que na parte anterior do pescoço. Nos homens ela é conhecida como Pomo de Adão. Mas, para além do paraíso, ela se parece muito com a forma de uma borboleta. Falo da tireoide ou tiroide, uma das maiores glândulas do corpo humano. É ela quem produz os hormônios T4 e T3, que são de fundamental importância para a saúde humana.

 

Mas para que a tireoide possa trabalhar com toda sua eficiência ela precisa de um mineral que vem do mar: o iodo. Esse é o tema de um congresso que, a partir da próxima quinta-feira (19), vai reunir, em Campos do Jordão (SP), endocrinologistas de todas as regiões do Brasil para discutir o panorama do estado nutricional de iodo.

 

E quem tem presença confirmada nesse grande encontro é a doutora Rosalinda Y. A. de Camargo, palestrante do 18º Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT). A doutora Rosalinda antecipa para nossa audiência os principais pontos de sua palestra. Seja muito bem-vinda, Rosalinda!

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.