Viva Maria: Historiadora destaca a importância de valorizar povos indígenas na formação do Brasil

08:11 Geral, Programetes 23/04/2018 - 07h15 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Depois de um domingo repleto de significado para todos os habitantes desse nosso planeta que, desde 1970, festejam o Dia da Terra, a cada 22 de abril, Viva Maria, se apressa em dar as boas-vindas aos participantes do Acampamento Terra Livre 2018, que começa hoje (23) em Brasília, revisitando a história desse nosso país que também acabou de comemorar seus 518 anos, com direito a uma poética certidão de nascimento escrita por Pero Vaz de Caminha.

 

À luz da pesquisa incansável de Mary Del Priore, especialista em história do Brasil, com doutorado em história social na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na França, já nesse primeiro documento, a herança portuguesa do nepotismo que, até hoje, é um traço na nossa cultura do "dá cá, toma lá”, como diz Mary.

 

Bom, no livro “A descobertra do Novo Mundo”, a historiadora Mary Del Priore dá a versão real desse descobrimento que, no fim das contas, foi "achamento". Afinal, os donos verdadeiros dessa nossa terra já haviam recepcionado muitos outros visitantes antes de Cabral. Mas vejamos o que diz Mary sobre o papel das mulheres indígenas.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.