Balsa com 65 bois a bordo naufraga perto de Altamira

Acidente

Publicado em 12/05/2018 - 16:21 Por Renata Martins - Brasília

Uma balsa do tipo “boieiro" navegava nas proximidades da cidade paraense de Altamira, em um local conhecido como Pedral, quando afundou com 65 bois. Além da carga viva, a embarcação levava sementes e material de construção. O acidente ocorreu na quarta-feira (9), mas a Marinha só foi informada 24 horas depois.

 

Segundo informações do Comando do 4º Distrito Naval, a tripulação era composta por cinco homens e uma mulher. Todos foram resgatados com vida.

 

Um inquérito está sendo instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. A Marinha informou que o veículo não está inscrito junto à Autoridade Marítima.

 

Nessa sexta-feira (11), o Almirante Edervaldo Teixeira, comandante do 4º Distrito Naval, deu informações preliminares sobre o inquérito. Ele destaca que a maioria dos acidentes ocorre com embarcações irregulares.

 

De acordo com o Almirante, quatro bois foram resgatados com vida. Alguns animais mortos foram puxados para as margens do rio pela população, fatiados e levados para serem consumidos pela comunidade.

 

A prefeitura de Altamira não retornou nosso contato para falar sobre as providências sanitárias na área.

 

Altamira fica na parte oeste do Pará, a mais de 800 quilômetros da capital Belém. É lá onde está construída a Hidrelétrica de Belo Monte. A Marinha tem uma linha telefônica 24 horas para emergências e denúncias. O número é o 185.

 

Em outubro de 2015, um outro acidente com carga viva ocorreu na cidade paraense de Barcarena, região metropolitana de Belém. Um navio carregado com 5 mil bois naufragou, deixando o município em estado de emergência. Carcaças de animais mortos ainda são encontradas na região.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo