Casos de câncer devem aumentar 58% até 2035, aponta estudo

01:54 Geral, Notícias 24/05/2018 - 11h51 Lisboa Embed

Marieta Cazarré

Os casos de câncer devem aumentar 58% até 2035. O alerta, do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer, foi divulgado hoje (24). O documento ressalta o excesso de peso e a obesidade, somados a estilos de vida com pouco exercício e muito fast food, como principais fatores no desenvolvimento do câncer.

 

Em 2012, foram registrados cerca de 14 milhões de casos de câncer em todo o mundo. De acordo com o relatório apresentado hoje, esse número deverá alcançar os 24 milhões de casos até 2035, um alarmante aumento de 58%.

 

O estudo traz também recomendações para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Ter um peso saudável; ser fisicamente ativo; comer cereais integrais, frutas, legumes e grãos; limitar o consumo de fast foods assim como de carnes vermelhas e processadas; evitar o consumo de bebidas adoçadas, priorizando o consumo de água e bebidas sem açúcar; limitar o consumo de álcool; optar por satisfazer as necessidades nutricionais através de dietas, em vez de consumir suplementos alimentares; e amamentar os bebês - ato que é traz benefícios tanto para a mãe, quanto para o filho.

 

A evidência da ligação entre o excesso de peso e a obesidade nos casos de câncer vêm se fortalecendo desde 2007, quando foi elaborado o último relatório. São 12 os tipos da doença ligados aos distúrbios do peso. Por essa razão, a orientação para que as pessoas tenham um peso saudável é a número um. Ser fisicamente ativo, por exemplo, além de reduzir os riscos da doença, pode ajudar as pessoas a manter um peso equilibrado. Assim como a redução na ingestão de fast foods, bebidas açucaradas e alimentos processados também contribui para que não se tenha sobrepeso.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique