Confirmado mais um caso de meningite no DF; este ano já foram registrados 35

01:43 Geral, Notícias 17/05/2018 - 16h21 Brasília Embed

Sayonara Moreno

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirma o caso de meningite em um estudante do Colégio Pódion, na Asa Norte. Após a confirmação pela família do paciente, nesta semana, a instituição de ensino chegou a enviar um comunicado aos familiares dos outros alunos.

 

Segundo a nota, trata-se de estudante do segundo ano do ensino médio e o comunicado pede aos pais e responsáveis que estejam atentos aos primeiros sinais de infecção e procurem, com urgência, o serviço médico.

 

Segundo a secretaria de saúde, o caso do estudante é de meningite meningocócica, causada pela bactéria meningococo, e é o tipo mais grave da doença. A transmissão do tipo bacteriano da doença é de pessoa para pessoa, pelas vias respiratórias, por gotículas e secreções da boca e nariz.

 

A secretaria alerta para os principais sinais e sintomas da doença, que são: febre alta, náusea e vômitos, dor de cabeça e rigidez de nuca; podem aparecer também sonolência, convulsões, paralisias, coma e manchas na pele.

 

As principais medidas para prevenir a meningite são: manter o cartão de vacina atualizado, manter todos os ambientes arejados e bem ventilados, principalmente salas de aula, locais de trabalho e transporte coletivo, manter as mãos limpas, evitar levar crianças a ambientes fechados e mal ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca ao tossir e espirrar e evitar contato direto com saliva e gotículas de respiração de doentes.

 

Somente este ano, a Secretaria de Saúde registrou 35 casos de meningite, no DF. Do total, quatro pessoas morreram. No ano passado, foram 113 casos, com 20 mortes.