Em depoimento, Curicica reafirma que não conhecia Marielle

Delegacia de Homicídios

Publicado em 17/05/2018 - 07:48 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Em depoimento à Delegacia de Homicídios (DH) do Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (16), o ex-policial militar Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando Curicica, reafirmou que não conhecia a vereadora Marielle Franco.


Ele admitiu que conhecia de vista o vereador Marcelo Siciliano, do PHS, mas afirmou que nunca conversou com ele.


Uma testemunha ouvida pela DH, que investiga o caso Marielle, acusou Curicica de articular, com o vereador, o assassinato da parlamentar.


O advogado de Orlando, Pablo Andrade, afirmou que o ex-policial militar se mostrou indignado com a acusação, mas que respondeu tranquilamente às perguntas, durante o depoimento, mesmo sem o acesso da defesa aos autos.


Andrade disse que ficou claro que a DH trabalha com outros suspeitos na investigação.


O depoimento foi tomado no presídio em Bangu, na zona oeste do Rio, onde Orlando está preso preventivamente.


Na segunda-feira (14), a Justiça do Rio autorizou a transferência dele para um presídio federal de segurança máxima fora do Rio, cuja localização ainda não foi divulgada.


Na terça-feira (15), a defesa de Orlando entrou com um habeas corpus no Tribunal de Justiça do Rio para tentar reverter essa decisão.


De acordo com a Justiça, Curicica é apontado como principal líder de uma milícia em Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense.


O ex-PM é acusado, também, de participação no assassinato do ex-presidente da escola de samba Parque Curicica, Wagner Raphael de Souza, em 2015. O carro da vítima foi atingido por 12 tiros.


O assassinato de Marielle e do seu motorista Anderson Gomes completou dois meses, nesta semana, sem solução.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo